segunda-feira, 11 de março de 2013

O IMPACTO DA TRÍADE DO TEMPO DENTRO DO DESEMPENHO E CARREIRA PROFISSIONAL

 A Tríade do Tempo é um modelo atualizado de classificação que mostra gráfica e percentualmente, a forma como nós utilizamos nossas horas.
 Dentro do processo de Coaching, é uma das ferramentas comumente empregadas para análise e avaliação de como distribuímos qualitativamente o nosso tempo.
O tempo dentro desta ótica é composto por três tipos de atividades: as importantes, as urgentes e as circunstanciais.
Sob a classificação de importantes estão todas as atividades que executamos e são relevantes em nossas vidas. Todas aquelas que trazem resultados concretos a curto, médio e longo prazo.
Reparemos que todas as atividades e tarefas importantes, na maioria das vezes, têm prazo de execução e nunca são urgentes.
Em contrário, sob a classificação de urgentes, encontramos atividades e tarefas para as quais desde sua apresentação, o tempo já era insuficiente ou já estava esgotado. São as decididas e ou recebidas em cima da hora, sem a devida previsão, geralmente causando pressão e estresse(relatório inesperados, esquecimentos, reuniões emergenciais, são alguns dos exemplos delas).
Encontramos ainda, tomando o tempo disponível, atividades e tarefas classificadas como  circunstanciais, ou seja, desnecessárias ou excessivas, quando considerado o tempo real que dispomos. Com elas, são geralmente gastas inúteis horas, por comodidade ou por serem “socialmente” aprovadas, estando por vezes na moda. É o tempo gasto sem resultado nenhum, quando subtraído daquele disponível para gerar melhor qualidade de vida ou para o nosso preparo e desempenho profissional (o uso exagerado da internet, reuniões sem propósito, emails que vinculam apenas brincadeiras ou tratam de “nada”, horas incontáveis perdidas diante da TV ou com conversas fúteis, são bons exemplos disto).
Um ponto importante e diferente, quando considerada a concepção desta Tríade do Tempo em relação a outros conceitos sobre o assunto, é o fato de que cada uma destas três concepções(importante, urgente e circunstancial), não se misturam. Logo, não existe nada que seja importante e urgente ao mesmo tempo. Quando separamos o importante do urgente em nossa vida e no dia-a-dia de nossa carreira profissional, fica muito mais fácil entender e resolver os problemas e a forma como utilizamos nosso tempo.
E você colega, considerada a classificação da Tríade do Tempo, como distribui ou permite que seu tempo seja distribuído?

2 comentários:

  1. Olá professor, muito interessante esta postagem, administrarei melhor meu tempo depois dessas informações!

    Parabéns pelo blog, é uma ótima ferramenta para compartilhar informações seguras e relevantes, sobre tudo o que envolve a nossa profissão. Contribuindo para o crescimento da admiração e respeito da sociedade, a altura que a nossa Educação Física merece!

    ResponderExcluir
  2. lá Professor Eugenio, fui ex-aluno seu e colega de trabalho na UCB, sou Michel Lima.
    Também possuo formação em Coaching pela SBC, conclui meu curso em 2012 e concordo com o post publicado. Acrescento que uma vez identificado esta triade em nossas vidas, realizemos ações concretas para que possamos atingir nossos objetivos que foram previamente traçados.
    Se pudermos manter contato ficarei muito satisfeito
    Um fraternal abraço
    Michel Lima.
    contato
    mlima30@hotmail.com
    www.professormichellima.com.br

    ResponderExcluir

Aguarde, seu comentário será publicado.