quarta-feira, 18 de setembro de 2013

TRABALHO SIGNIFICATIVO: RESULTADO DA PARCERIA CONSCIENTE DA PERSONALIDADE COM A ALMA

Na postagem anterior,  comentamos sobre como nosso(s) emprego(s) deve(m)  nos permitir a realização de trabalho(s) significativo(s), de forma que ao lado do retorno material propiciado por ele(s) ocorra também a satisfação de nossas necessidades emocionais, mentais e espirituais.

Se assim acontecer, conforme os estudos de Tanis Helliwell, autora do livro “Trabalhando com Alma” e palestrante internacional sobre espiritualidade nas empresas, estaríamos transformando tanto a “Qualidade de Nossa Vida, como a de Nosso Trabalho”.
A felicidade que passaríamos a desfrutar seria consequência direta da harmoniosa e adequada relação entre obtermos a satisfação tanto das necessidades de nossa personalidade, como as de nossa alma.

Privilegiar as necessidades da personalidade em detrimento das da alma é uma das causas do sofrimento psicológico da grande maioria dos seres humanos. No entanto, a negação das necessidades da personalidade, no mundo físico e com exigências materiais em que vivemos, também leva com frequência ao sofrimento e a sensação de menos valia.
  




A Alma não pode alcançar suas metas sem a cooperação da Personalidade, porque as qualidades que a personalidade está desenvolvendo  podem também satisfazer as necessidades da alma. 
Ser bem sucedido no mundo material é um requisito importante para formar um receptáculo forte o bastante para conter a alma.



Quando atuam em conjunto, a alma e a personalidade  forma-se a “personalidade dotada de alma(Helliwell, 1999).

Por isso, em nossa intervenção profissional como Coach, empregamos procedimentos metodológicos que buscam estimular uma adequada interação entre as funções da Razão, da Sensação, da Intuição e do Sentimento estudados por Jung, com objetivo de propiciar o equilíbrio e o desenvolvimento integral do Ser Total que Somos, com certos resultados, tanto no nível da qualidade de vida pessoal, como no âmbito de nossa carreira profissional – COACHING PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

É urgente que trabalhemos com comprometimento de transformarmos nossos espaços de atuação profissional em ambientes de trabalho saudáveis, favorecendo simultaneamente, a consecução dos resultados desejados por todos os segmentos humanos e institucionais que neles investem, trabalham ou buscam serviços e produtos.

Por reconhecer esta exigência, são cada vez mais numerosas as empresas, tanto de grande como de pequeno porte, que investem em  inciativas visando introduzir a espiritualidade no ambiente de trabalho.

Conforme muito bem coloca Tanis Helliwell em uma de suas publicações sobre o tema,

“... a medida que trilham o caminho progressivo da transformação, os funcionários e as empresas abandonam as atitudes de dependência e assumem uma nova postura de interdependência. Mas esse não é um processo indolor. A jornada da transformação implica confusão, frustração e regressão a estágios anteriores – mas também entusiasmo, otimismo e a alegria de se descobrir um modo melhor de viver e estar no mundo. Nós começamos a fazer perguntas complexas como: Quem sou eu? O que eu quero fazer da minha vida? Como posso tornar o meu trabalho significativo?” 

Na verdade, quando o trabalho que realizamos tem significado para nós, atende aos reclamos e a vocação existencial de nossa alma, o que importa então não é o que fazemos, mas o como fazemos.

Passa a ser grande a importância de nossa atitude com relação aos colegas e clientes, bem como a qualidade dos serviços que prestamos e o nível de responsabilidade funcional que colocamos no nosso dia-a-dia de trabalho.

Neste estágio evolutivo, encontramos um alinhamento harmonioso entre os interesses e necessidades de nossa personalidade e os reclamos de nossa alma. Desfrutaremos qualidade em nossas vidas e sucesso em  nossas carreiras profissionais.  



Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana.

Carl G. Jung




Um comentário:

  1. Oi professor Eugênio , muito legal esse estudo , me lembro muito de vc , nas aulas na castelo , um abraço . Marcia Costa.

    ResponderExcluir

Aguarde, seu comentário será publicado.